Primeira ideia para o objeto interativo
O objeto interativo deve ampliar as possibilidades de diálogo entre as pessoas. Para isso solicitamos que todos, individualmente, pensem e tragam uma primeira ideia a ser apresentada em sala de aula. Nesse primeiro momento a ideia para o objeto não deve prefigurar um objeto (não deve ser uma ideia finalística - de como o objeto vai ser no futuro), mas começar a investigar possibilidades programáticas, ou seja, que tipo de programa aberto ao acaso, a usos incertos, vocês pretendem articular com o objeto. A pergunta que vocês devem responder é: o que meu objeto pretende mobilizar (que tipo de interferência ele pretende estabelecer na relação entre as pessoas)? Para isso tentem escapar da causalística (que seria simplesmente pensar o que o objeto vai causar). Lembrem-se que podem recorrer à finalística e à causalística como recursos, mas tentem ter a programática em mente. Importante vocês não prefigurarem a interface (o objeto), mas pensarem na interação. A partir dessa problematização será possível imaginar várias possibilidades para lidar com o(s) problema(s) propostos. Lembrem-se do Cedric Price:
"No one should be interested in the design of bridges, they should be concerned with how to get to the other side."
Seminário de Design de Interação
Para informar o processo de trabalho no objeto interativo faremos um seminário no dia 11/04. O seminário conta com uma apresentação de cada grupo (entre 5 e 10 minutos cada). Cada aluno deve pesquisar possibilidades de interação em objetos, espaços e eventos. Para facilitar, indicamos os principais grupos e artistas trabalhando em design de interação e áreas afins (como arte cinética). Cada grupo deve apresentar dois trabalhos (ou características de interação identificada em um ou mais trabalhos) que achou muito relevante. Solicitamos que cada grupo traga um exemplo escolhido dentre as referências que indicamos e outro escolhido a partir de investigação própria (a ideia é que vocês experimentem aprofundar na pesquisa de um assunto).
As referências que indicamos para começar a pesquisa são as seguintes:
Arte cinética - artistas a serem pesquisados: Lygia Clark, Alexander Calder, Abraham Palatnik, O Grivo, Arthur Ganson, Theo Jansen, Guto Lacaz, Zimoun
Christian Moeller
Interactive Architecture
Rafael Lozano-Hemmer
http://www.lozano-hemmer.com/projects.php (principalmente as instalações "Relational Architecture")
Usman Haque
Instructables
Laboratórios e escolas de design de interação:
- Royal College of Art, Londres - curso de design interactions - http://www.interaction.rca.ac.uk/; pesquisar também IVREA (Interaction Design Institute IVREA), TU Delft, IDEO (design and innovation consultancy);
- Interaction design IUAV, Veneza - http://www.interaction-venice.com/interaction-design-projects.html - ver ambient interaction themes;
- Situated Technologies, University of Buffalo School of Architecture and Planning -http://ap.buffalo.edu/research/research-centers/center-for-architecture-and-situated-technologies.html; pesquisar também ZKM (Zentrum für Kunst und Medientechnologie, Centro de Artes e Mídias de Karlsruhe, na Alemanha) e o artista Jeffrey Shaw (fundador do ZKM);
- Copenhagen Institute of Interaction Design, Copenhague - http://ciid.dk/education/portfolio/;
- MIT media lab - http://www.media.mit.edu/research/groups-projects
- MIT media lab Fluid interfaces - http://www.media.mit.edu/research/groups/fluid-interfaces;
- MIT media lab Object-Based Media - http://www.media.mit.edu/research/groups/object-based-media;
- MIT media lab Responsive Environment - http://www.media.mit.edu/research/groups/responsive-environments;
- MIT media lab Tangible Media - http://www.media.mit.edu/research/groups/tangible-media;
- Interrogative Design Group - http://interrogative.org/about/(que era originalmente do MIT)
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